Exame Teorico

Como passar no Exame teórico? 

É inevitável ignorar o nervosismo, não importa qual prova que você irá fazer o medo de não conseguir passar no exame é maior, a não ser que você tenha todo o conhecimento do conteúdo avaliado.

O mais importante para a prova teórica é estar preparado para as perguntas, por isso existem algumas maneiras como estudar pelo livro oferecido na aula teórica de trânsito ou até mesmo pelo próprio site do DETRAN.

A dedicação é fundamental para quem deseja realizar qualquer prova. Por isso, frequente sempre as aulas na autoescola e procure manter-se atento às informações passadas. Separe pelo menos uma ou duas horas por dia para rever os conceitos básicos e decorar informações de placas e sinais de advertência. A internet é sempre uma ótima forma de estudar. Pesquise por videoaulas em sites de compartilhamento de vídeos e procure conversar em fóruns sobre os assuntos discutidos em sala de aula. Dessa forma, o conteúdo será absorvido de forma natural e interessante.

Uma forma de avaliar o conhecimento é realizar simulados. Geralmente eles possuem questões muito parecidas com aquelas presentes nas provas oficiais. O simulado do DETRAN vai fornecer uma prévia importante sobre o tipo de questões abordadas nas provas, além de mostrar e corrigir os erros eventuais que possam ocorrer. Ao término, é possível a visualização das questões erradas com a sua respectiva correção.

O exame teórico do DETRAN é aplicado aos candidatos para avaliar os conhecimentos para posteriormente iniciar as aulas práticas. Segundo a legislação vigente, os futuros motoristas precisam cumprir 45 horas aulas teóricas para estarem aptos a serem avaliados na prova. Na avaliação são aplicadas 30 perguntas, todas de múltiplas escolhas, para aprovação é necessário acertar no mínimo 21 questões. Lembre-se que quanto mais questões você fizer, maiores serão as suas chances de estar por dentro do assunto na hora da prova.

É importante ressaltar que no dia anterior à prova, tenha uma noite tranquila de sono, sem ingerir bebidas alcoólicas. No dia do grande esperado exame, chegue com antecedência, faça uma alimentação balanceada, leve uma garrafa com água e canetas extras.

Mantenha a calma e aplique tudo o que estudou durante esse tempo, não tenha pressa em terminar rápido, leia duas ou mais vezes se surgir dúvidas antes de marcar sua resposta no gabarito.